domingo, janeiro 18, 2009

Israel Out of the Box

As gripes da estação, que chegaram esta semana a toda a minha comunidade familiar tiveram a virtude de me fazer passar horas na cama, deitado, degladiando-me com os meus pensamentos.

Pouco adepto de televisores nos quartos (acho que os livros e uma boa aparelhagem são muito mais vantajosos e positivos para o ambiente familiar), estas são as únicas alturas em que abo excepção disso, pois, preso a um leito, toda e qualquer porta para o exterior é bem-vinda, qual jangada de socorro a náufragos...

Dei por mim, nestes dias, a acompanhar a triste (e algo repetitiva) situação do Médio Oriente, e não pude deixar de me arrepiar com o comportamento dos israelitas, que, do cimo de um monte junto à Faixa de Gaza, aplaudem e festejam a desgraça que acontece aos seus vizinhos.

Acredito, sinceramente, que os judeus israelitas não são loucos nem sádicos, como creio piamente que os palestinianos tambem não são terroristas. Trata-se de povos cheios de feridas recentes e mais longínquas com dificuldades de entendimento seculares, ainda que o país Israel não seja assim antigo.

Mas pus-me a pensar se haveria alguma forma, por mais surreal que fosse de acabar com este clima. E então, ocorreu-se-me! É claro que sim. E se Israel fosse o melhor amigo da Palestina?!?

Aim, eu estava om febre, mas não o suficiente para entrar em delírios. Apenas me limitei a fazer um exercício mental simples.

Imaginemos que Israel fornece TUDO à Palestina, tudo mesmo:

Comida, medicamentos, infra-estruturas, armas, até.

Será que os Palestinianos quererão, ainda assim, eliminar o Estado de Israel?

Será que o Al Corão lhes permite isso?

Será que o povo da Palestina, se sentisse no povo de Israel um povo Amigo no mais completo sentido da palavra, se deixaria levar pelos fundamentalistas?

Seria uma mudança muito grande nos comportamentos...

Sendo os judeus tão bons negociantes, será que não conseguem ver isto?!? É os mesmo que querer entrar num determinado mercado com um determinado produto. Claro que, provavelmente, só com tempo esta medida daria frutos, e concerteza, haveria muitos, MUITOS incidentes pelo meio.

Mas acredito sinceramente, deste sítio para onde olho o Mundo, que daria frutos positivos. E todos seríamos certamente mais felizes.

Nenhum comentário: