segunda-feira, abril 05, 2010

O que é nacional é bom

Somos sempre muito bons a criticar, a desvalorizar, a jurar ser capazes de fazer melhor.

Sou um patriota, um apaixonado pelo meu País, ainda que tantas vezes um revoltado com a sua estagnação actual.

Mas vivo com intensidade Portugal e o que é ser Português, a língua, a pátria e os costumes.

Felizmente por aqui, ser-se educado (ainda) é um valor essencial, e por isso, lembro-me da história que alguém contava de, perante uma criança muito educada que alguém elogiava abundantemente, o Pai responder, "não é mais que sua obrigação".

O tempo, o dinheiro, até um complexo de inferioridade que nos acompanha tantas vezes leva-nos frequentemente a desvalorizar coisas em que realmente somos bons.

Mas, às vezes, há que elogiar.

Na última semana, fui confrontado com algumas situações que me fieram ainda mais acentuar a certeza de que, realmente, o que é PortuguÊs é bom.

Caso nº 1:
A caminho de uma viagem intercontinental, dei por mim em cima da hora a fazer o check-in sem passaporte. A importância da viagem não me permitia perdê-la de forma nenhuma. E perante o meu pedido de compreensõ, o gentil senhor da Groundforce (sim, essa companhia qu tantas vezes ouvimos criticar) deu-me meia-hora para que lhe pudesse apresentar o passaporte, isto depois de o check-in já ter fechado. Com a ajuda da minha Mulher, apresentei o passaporte e voei. Não pude deixar de me lembrar de uma situação há não muitos anos em que uma operadora de check-in fechou um check-in na minha cara em Paris, a mais de uma hora do vôo e foi o cabo dos trabalhos para conseguir embarcar!
Decididamente, aqui temos valor acrescentado nacional!

Caso nº 2
Na mesma viagem, numa companhia de bandeira europeia, supostamente pertencente a um grande grupo, vi o meu vôo ser duas horas porque a tripulação, em véspera de feriado numa cidade conhecida pelo seu intenso trânsito nesses dias, não antecipou a sua ida para o avião. Resultado, quase 200 pessoas perderam as suas ligações.
Esta tripulação, ao contrário da TAP, fica num hotel de 5 estrelas cheia de mordomias, serve as pessoas com agressividade, literalmente atirando a comida para as mesas, esquece-se das bebidas, não atende durante o vôo e não tem cobertores sobressalentes num vôo nocturno intercontinental.
É, certamente, mais barata que a TAP num mesmo trajecto. Mas é francamente pior, e faz-nos sentir orgulho da nossa companhia!

Sim, foram dias em que o orgulho de ser Português saiu acentuado. Somos um país de BONS costumes, sabemos servir, sabemos como tratar os nossos clientes.

E por isso, temos que nos orgulhar e acentuar, muitas e muitas vezes, o que é Nacional é bom! Somos um excelente país.

Só nos falta orientar isto e tirar o melhor partido.

Um comentário:

Unknown disse...

Luís, que por curto espaço de tempo foste Timpas...!
Não podia deixar de te dizer olá, como estás, tudo bem? Espero que sim!
A Ana já me tinha dito que te tinha encontrado no mundo virtual. Vim à tua procura e não te encontrei conhecido... Fiquei a pensar nisso, a rever a imagem que tinha de ti e a ver a pessoa mostrada nas entrelinhas destes textos. O ponto comum: o Bem. Ponho assim com letra grande, talvez me entendas.
Beijinhos